A RELAÇÃO DO CINEMA COM OS JOGOS


Olá pessoal! Hoje vamos falar sobre a influência que o cinema tem nos jogos, explicando brevemente quando e como isso começou e os resultados disso nos dias atuais. Como o assunto é amplo, decidimos dividir em dois tópicos, vamos lá!

AS PRIMEIRAS APARIÇÕES DE ENREDO NOS JOGOS

Nos primórdios dos videogames, mais exatamente na época dos Arcades, os jogos eram medidos apenas em pontuações, como no Space Invaders, que só terminava quando o jogador morria. Ninguém havia pensado sobre essa questão na época, embora hoje alguns acreditam que o motivo seja a paranoia que as guerras causavam, pois era disso que as guerras tratavam: morte.

Space Invaders é sem dúvidas a expressão digital de uma época sombria, mas como o Japão era uma das fontes mais produtivas de jogos, e o povo japonês tinha uma queda por personagens bonitinhos, surgiu o Pac-Man! Um jogo muito colorido e carismático.


Personagens de videogame como o Pac-Man são carismáticos, mas na cultura ocidental eles são considerados infantis. Quando Pac-Man estava sendo desenvolvido, o que se encontrava nos fliperamas eram jogos sombrios e violentos, a maioria envolvia tiros e era uma brincadeira de meninos. O objetivo de Pac-Man era alcançar o público masculino, mas principalmente o feminino. 

Esse objetivo não só foi alcançado, como acabou gerando uma mudança significativa no público jogador de videogame, agora a família estava interessada no novo brinquedo.

Um dos pontos mais interessantes de Pac-Man, é que ele foi o primeiro a introduzir um protagonista, o que foi um salto enorme em relação as narrativas de videogame. Foi assim que uma nova janela se abriu para os criadores e designers, agora eles poderiam criam personagens com quem os jogadores poderiam se identificar.

OS JOGOS QUE PARECEM FILME

A tecnologia avançou, fazendo com que os jogos atuais ficassem cada vez mais próximos da perfeição. A caracteristica que Pac-Man implantou, se expandiu de forma tão monstruosa que hoje os jogos parecem filmes, alguns até são superiores a filmes.

O enredo dos jogos estão cada vez mais detalhados, a economia que gira em torno dos jogos é de nível igual ou maior a do cinema. Além é claro dos gráficos extremamente surreais, que acabam ajudando e muito na visibilidade dos games.

Obviamente existem diversos jogos que poderiam ser citados nesse tópico, alguns mais antigos com gráficos não muito bons mas com enredos excepcionais, e outros mais novos com gráficos incríveis, mas com uma história não muito elaborada. Porém optamos por selecionar os quatro melhores jogos nos quesitos: enredo, gráficos e investimento econômico.

THE LAST OF US
Em primeiro lugar está The Last of Us, um jogo de ação e aventura com elementos de survival horror, desenvolvido pela Naughty Dog lançado em 2013 para o PlayStation 3. É considerado pelos fãs e críticos como um dos melhores jogos de todos os tempos, conquistando nota máxima em muitas análises, além de receber inúmeras premiações. The Last of Us conta a história de Joel, um homem que perdeu a filha ainda jovem e Ellie, uma adolescente de 14 anos que cresceu em um mundo pós apocalítico, onde uma infecção proveniente do fungo Cordyceps devastou com boa parte da humanidade. O jogo possuí uma ambientação riquíssima e uma trilha sonora angustiante, os desenvolvedores trabalharam muito bem em cima da relação entre Joel e Ellie, o que acaba tornando o jogo muito emocionante.


HEAVY RAIN
Em segundo lugar está Heavy Rain, um jogo de drama interativo com ação e aventura, desenvolvido pela Quantic Dream lançado em 2010 para PlayStation 3. Outro jogo que foi aclamado pelos críticos e público, suas notas em todos os sites de respeito eram a máxima, com isso ganhou muitos prêmios como o Jogo do Ano de 2010. Heavy Rain conta a história de quatro personagens envolvidos com o mistério do Assassino do Origami, um serial killer. O jogador interage com o jogo realizando ações destacadas na tela movimentando seu controle e pressionando determinada sequencia de botões em momentos de ação. As decisões do jogador alteram a narrativa do jogo, dando assim finais diferentes.



ASSASSIN'S CREED II
Em terceiro lugar está Assassin's Creed II, um jogo sandbox (mundo aberto) de ação e aventura, desenvolvido pela Ubisoft Montreal lançado em 2009 para PlayStation 3 e Xbox 360. Este é o segundo jogo da franquia Assassin's Creed, que é atualmente uma das séries mais bem trabalhada de todos os tempos, pois o enredo do jogo gira em torno de assuntos religiosos, nos quais a desenvolvedora lida com muita maestria. O jogo se passa entre 1476 e 1499 com o protagonista e assassino, Ezio. A quantidade de referências e detalhes na série Assassin's é surreal, inclusive nesse jogo Leonardo Da Vinci participa como um ajudante de Ezio.



GRAND THEFT AUTO V
Em quarto lugar está Grand Theft Auto V, ou como é mais conhecido por estas bandas: GTA V, um jogo sandbox (mundo aberto) de ação e aventura, desenvolvido pela Rockstar North lançado em 2013 para PlayStation 3 e Xbox 360. GTA V, mais um game que pertence a uma franquia de ouro, conhecido pela  imensa liberdade que o jogo proporciona, GTA V é responsável por render $800 milhões em 24h de lançamento, quebrando posteriormente outros recordes de vendas. O jogo tem três protagonistas, Michael, Franklin e Trevor.



E estes são os quatro jogos que mais lembram o cinema. Claro que existem muitos outros jogos tão ricos quanto esses, mas foi necessário escolher. Esperamos que tenham gostado! Confira as outras publicações do blog e não deixe de compartilhar, comentar, e acompanhar!!!

COMPARTILHE:

Olá pessoal, nós somos Nina e Dex, e aqui vamos publicar sobre tudo o que gostamos. Por enquanto é um Blog para fins acadêmicos, mas talvez possamos continuar com o projeto. Sejam muito bem-vindos!

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário